Kimchi Bokkeumbap
Antes de iniciarmos por aqui as nossas aventuranças culinárias com o uso de nossos molhos de pimentas fermentados, quero abrir um parêntese a respeito do enorme prazer que é poder lhes falar assim tão de peito aberto. Aqui não apenas iremos dividir nossas experiências gastronômicas, como queremos nos aproximar do dia a dia e das experiências de todos vocês também. Ao final dessa nossa conversa eu vou deixar o nosso canal para que vocês também enviem as experiências que tiverem com nossas pimentas, seja no uso direto ou como ingrediente em um prato. As melhores receitas ou histórias irão aparecer por aqui e em nosso instagram.
Bom, depois de muito pensar sobre qual seria a receita inaugural aqui em nosso espaço, entendi que as minhas recentes incursões na gastronomia coreana nos trazem uma amplitude que poucas podem nos ofertar nessas experiências apimentadas e cheias de sabor.
Recentemente eu e minha namorada promovemos um almoço coreano para uns amigos onde o menu incluía o clássico “kimchi bokkeumbap”, que em tradução literal fica “arroz frito de kimchi”.
A presença da pimenta nesse prato é emblemática, uma vez que é ela quem dá o tom do ingrediente central do prato, o kimchi. O kimchi é um condimento típico da culinária coreana, onde a base são as hortaliças, sobretudo a acelga.
E porque o kimchi é tão vinculado ao nosso processo de molhos de pimenta em fermentação selvagem?
Pois o processo de fermentação do kimchi é exatamente o mesmo que utilizamos para as nossas pimentas, com uma ou outra alteração na inserção de ingredientes. E se não bastasse isso, o kimchi que usamos no preparo desse prato foi elaborado por mim mesmo, usando como base de ardência um de nossos molhos fermentados (o de malagueta).
Dê preferencia por sobras de arroz, se for sem tempero fica ainda melhor. O conceito desse prato é o de não se desperdiçar nada, dai a preferência por sobras. Mas se você não tiver nenhuma sobra e estiver a fim de curtir esse prato mágico, pode cozinhar na hora mesmo que ao final o resultado será bom.
Você vai precisar de:
Kimchi – ½ xícara ou um pouco mais
Azeite – 1 colher
Arroz cozido – aqui vai da sua fome, mas quanto mais arroz, mais kimchi.
Cebola – picada e a gosto
Alho – picado e a gosto
Reserve um pouco do suco do kimchi
Óleo de gergelim – 1 colher
Algas picadas – a gosto
Cebolinha – a gosto
Em nossa versão vai ovo – a gosto
Em nossa versão também vai bacon – a gosto
Preparo
Se o kimchi estiver muito grande, pique-o em pedaços menores.
Leve o azeite a uma frigideira e fogo nela.
Jogue o kimchi, a cebola picada e o alho picado (também o bacon picado, caso queira usa-lo). Deixe-os fritar um tanto e siga mexendo.
Jogue o arroz cozido na frigideira e misture-o junto aos outros ingredientes até que o arroz os incorpore por completo, ganhando a cor do kimchi. Depois de bem misturado, jogue o suco do kimchi.
Siga misturando, fritando e inalando o aroma precioso que sai de sua frigideira privilegiada.
O arroz irá começar a grudar, nesse ponto jogue um pouco de água, o suficiente para que desgrude, mas não o encharque. Siga mexendo.
Se você é afeito a pratos super apimentados, aqui você pode até colocar mais de nosso molho de pimenta. Mas lembre-se que o kimchi já tem uma base de pimenta, então experimente antes para entender sua potência.
Se você não for usar ovo, o processo acaba aqui. Desligue o fogo, jogue a alga picada e a cebolinha picada. Sirva e seja feliz, muito feliz.
Se você for usar o ovo, aqui é a hora de fazer marcações no arroz com o fundo da casca do ovo. Feito isso, quebre o ovo em cima dessa marcação, baixe o fogo, tampe a frigideira e deixe tempo suficiente para que o ovo cozinhe, a clara ganhe um aspecto branquinho de cozimento, mas a gema permaneça molinha.
Desligue o fogo, jogue a alga picada e a cebolinha picada. Sirva e seja também muito feliz.
Se você ainda quiser incrementar mais um pouco pode seguir a nossa versão com fatias finas de carne (usamos contra file) marinadas em gengibre ralado, alho picado e levemente fritados a parte.
Vai na fé que será sucesso.
Depois tire uma foto e mande pra gente ou poste em seu instagram marcando a ART Fermentados (@artfermentados) que a gente compartilha.
Entre em contato conosco aqui.
Beijos e abraços,
João Paulo Tozo